terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Cemitério da Candelaria


Não tive acesso ao cemitério da Candelária mas segue um poco de história sobre o mesmo. Que tem ligação histórica sobre a estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Cemitério da Candelária está localizado perto da linha férrea, no trajeto em direção à antiga e extinta Vila de Santo Antonio. Tem aos fundos o Conjunto Residencial Cujubim e fica próximo do clube dos sub-tenentes e sargentos do 5º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército. No outro extremo fica próximo das residências do Bairro do Triângulo, também na beira da ferrovia.
Eles foram sepultados entre 1.907, quando o cemitério foi aberto, anexo ao Complexo Hospitalar da Candelária, criado para tratar de funcionários da ferrovia, e 1.912, quando ela foi inaugurada. Era reservado só para os operários estrangeiros que morriam nas obras na grande ferrovia da floresta. Quando a construção da estrada acabou, e a maioria dos estrangeiros voltou para suas terras de origem, os que morreram foram abandonados pelos compatriotas sobreviventes.
Os 1.593 sepultamentos são confirmados por estatísticas necrológicas dos médicos do Complexo Hospitalar da Candelária. Não há registro de que algum deles tenha sido exumado para lugar algum. Heróis de uma das maiores obras da humanidade, nunca foram repatriados após a morte em terra estranha. Seus nomes foram esquecidos. Seus túmulos começaram a ser violados após a desativação do cemitério em 1920. As lápides foram destruídas ou roubadas.
FONTE: Agência Amazônia

Um comentário:

Unknown disse...

fala TIGUÉÉÉ !!! ..
deixei já um recado no teu orkut pow ! ..
mto maneira essa viagem em ? .. era mto pra tá ai qnd tu fosse pow .. matar a saudade de todo mundo da epoca do OBJ ! .. heehuehue
aproveita bem parceiro ! .. saudade demais da terrinha .. dakela epoca ! .. a gente era feliz e quase não sabia !
abração broder !!!
cuide-se !