quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Palácio Rio Branco



Com seu charme sem igual, ele é o cartão-postal do Acre. O antigo Palácio Rio Branco foi inicialmente construído para ser a sede da Prefeitura Departamental do Alto Acre, em 1908. Ergueu-se no alto da praça Tavares Lyra um grande e belo casarão de madeira.


Quando o político paraense Hugo Carneiro foi indicado para exercer o cargo de governador do Acre, a cidade de Rio Branco tinha uma caracterização urbana completamente diferente da que se apresenta nos dias atuais.


As casas, os prédios públicos eram todas construções em madeira. As edificações em alvenaria exigiam um custo muito alto e havia uma enorme carência de mão-de-obra especializada, além de os materiais e equipamentos necessários chegarem aqui a um custo muito alto.


Hugo Carneiro propôs, como uma das metas do seu governo, o rompimento do então vigente processo rotineiro das construções em madeira. Encomendou um projeto de um palácio que dignificasse o exercício do governo do Território. Em 15 de junho de 1929, no segundo aniversário do seu governo, foi lançada a pedra fundamental do Palácio Rio Branco.


Após isso, iniciaram-se os trabalhos de construção do novo palácio. Os operários, em sua maioria, pertenciam à Força Pública do Território do Acre. Essa primeira fase deu-se em ritmo acelerado e o prédio foi inaugurado inacabado em 1930, sendo construído aos poucos e totalmente inaugurado no governo Guiomard Santos (1946-1950).

Fonte: Palácio Rio Branco/Wikipédia

Nenhum comentário: